Adel Educa – área de aprendizagem

Nossa área de aprendizagem é um importante instrumento de formação e ampliação das capacidades de empreendedores rurais e protagonistas locais. Oferece conteúdo, cursos de empreendedorismo, protagonismo, educação financeira e ambiental, 100% gratuitos, possibilitando o acesso a conhecimentos, suporte e assessoria para que os participantes possam empreender localmente.

Desde 2009, a Adel desenvolve o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) que cria um ambiente de suporte a jovens de comunidades rurais, com redução de hostilidades, para que eles possam empreender e se tornarem protagonistas. A plataforma Adel Educa, vai além: fortalece ainda mais as ações com jovens e colabora para que públicos diversos de territórios rurais acessem conhecimentos necessários para criar ou desenvolver seu negócio local (seja ele produtivo ou social).

 

Metodologia

O processo formativo desenvolvido pela Adel (presencial e virtual) segue a abordagem pedagógica da aprendizagem cooperativa. Um método de ensino e aprendizagem que se estrutura pela utilização de pequenos grupos heterogêneos que trabalham em conjunto harmônico para otimizar sua própria aprendizagem e a de seus companheiros de grupo.

Uma abordagem interativa e estimulante, baseada nos princípios da interdependência positiva, da complementaridade de forças e do desenvolvimento de equipes entre estudantes, como estratégia para ampliação de competências interpessoais, para a promoção do protagonismo e para a formação educacional, integral e plena.

O aprendizado dos participantes é estimulado a partir de cinco pilares que contribuem com o desenvolvimento das pessoas e de seus territórios:

Interdependência Positiva

Interação Promotora

Responsabilidade Pessoal

Habilidades Sociais

Processamento de Grupo

Todos nossos conteúdos são online e gratuitos! Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail adeleduca@adel.org.br.